quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Shirodhara


Shirodhara é uma palavra do idioma sânscrito que traduzida para o português significa: "fluxo contínuo na cabeça". "shiro" - significa cabeça e "dhara" - significa fluxo contínuo.

O objetivo desta terapia é o equilíbrio natural dos doshas. Dosha também é palavra sânscrita, que significa humor corporal. A técnica atua sobre a glândula pineal, responsável por vários distúrbios neurológicos.

O líquido medicado é colocado em um pote especial de bronze, e fluirá continuamente, por um determinado tempo sobre a testa, especialmente entre as sobrancelhas do paciente.

É indicado para todos os problemas relacionados com a cabeça: depressão, ansiedade, insônia, stress, dores de cabeça, fadiga, vertigem, perda da audição.

A duração do tratamento depende do dosha a ser tratado: o dosha Vata é o princípio dominante no corpo que controla o movimento; o dosha Pitta controla o metabolismo e a digestão; e o dosha Kapha é responsável pela estrutura física e o equilíbrio dos fluidos.

Os óleos também mudam: para Vata, o óleo indicado é o de gergelim, medicado com ervas tônicas e nutritivas; para kapha, o óleo deve ser quente e leve como o de mostarda ou canola. Para Pitta, utiliza-se um óleo de qualidade fria como girassol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário